terça-feira, 23 de novembro de 2010

Barbie Video Girl


Estava eu fazendo minhas tarefas, eis que minha filha de 7 anos me pede para ver uma propaganda da Barbie Video Girl...

Fiquei chocada.

A Barbie tem uma microcâmera no pescoço, filma e grava, e depois a criança passa as imagens para o computador.

Talvez não devesse ficar chocada, pois muita criança tem acesso à vídeos, câmeras, celulares, tudo quanto é modo de mídia a qualquer hora e momento.

Mas daí a inventar uma Barbie que faz isso de forma praticamente "secreta" e vender por aí, me fez passar um filme na cabeça. Meu pensamento foi parar na concepção ética subliminar que vai sendo constituída na mente da criança...

A criança que tiver essa Barbie vai gerar um verdadeiro terror dentro de casa caso invente de gravar conversas ou "coisas proibidas", sem o adulto ter sequer noção que aquela bonequinha ali parada está filmando tudo.

Afinal, vai ter gente até achando pedagógico às crianças, aprender a mexer em tecnologias do novo século... vê se eu posso...

Vivemos num grande big brother, eu tenho consciência disso, mas algumas coisas parecem que estão ficando tão desenfreadas e tão naturalizadas, que não questionar também me causa receio.

Com isso não quero parecer que virei a "conservadora" das questões pedagógicas ou a "antiquada" das novas tecnologias, bem pelo contrário, mas não dá para passar batido que tudo isso se naturalize e ainda venha de forma loira e bonita vestida de Barbie... pois como a propaganda já diz: "Barbie, é tudo que você quer ser!!"

E o pior não é isso, é que ela viu meu espanto e não para de pedir a tal Barbie - penso que deu ibope reverso o meu espanto...

E viva a sociedade do espetáculo...

2 comentários:

Anônimo,  12 de outubro de 2012 14:49  

eu acho q vc é mt cheias de pataquadas, pq qual é o problema? alguem vai morrer? é perigoso para a criança? pq se vc comprasse a boneca para sua filha vc saberia q akela boneca parada, tv de certo modo filmndo alguma coisa! nao tem nenhum problema dar uma barbie assim para simplismente sua criança brincar com amigos.

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO