quarta-feira, 4 de março de 2009

Escolas itinerantes fechadas...






“Guerra dos Mundos”. Passou esse filme na Globo hoje (segunda-feira, dia 02 de março). Depois da ficção, a realidade. Notícia inicial do Jornal da Globo: Ministério Público do RS fecha escola itinerante do MST. Em poucos minutos, a notícia: Presidente Lula critica assassinato do fulano por parte de integrantes do Movimento dos Sem-terra. Overdose ideológica na veia. Sem anestésico. Diretaço.

Não tenho mais paciência com tanto descaramento. O Ministério Público, juntamente da nossa governadora, alegam que “elas não seguem as diretrizes pedagógicas oficiais e implantam a ideologia socialista nos alunos.”(segundo o Jornal O Globo de 19/02)

Sinceramente, em 2009, jamais poderia imaginar ouvir tamanho absurdo. Do que este povo da direita tem tanto medo? Não reproduzem a plenos pulmões de que o socialismo perdeu sua vez? Fico tentando imaginar o que seria “implantar ideologia socialista nos alunos”... provavelmente valores do mal, como aprender a dividir, aprender a respeitar o outro, aprender a importância da coletividade, aprender a distribuir, aprender a respeitar as riquezas naturais e o lugar onde se vive, aprender que homens e mulheres são iguais, enfim, aprender a ser mais humano. Puxa vida, acabem com as escolas itinerantes, afinal, “elas não seguem as diretrizes pedagógicas oficiais”. Diretrizes oficiais? O que o Ministério Público quer dizer com diretrizes oficiais? Que as escolas itinerantes não seguem conteúdos programáticos? Não, é pura história para boi dormir. Na realidade o que querem dizer, é que crianças e adolescentes não podem ser ensinados para nenhum tipo de processo de libertação da consciência, pelo contrário, devem seguir a risca o PCN tapado de conteúdos muitas vezes vazios, para que sejam parte do exército dos homens e mulheres treinados para trabalhar para e pelo capital. Processos emancipatórios aliados à educação popular? Ah, isso é coisa do capeta. Aquele que começa fazendo “lavagem cerebral” por trás das lonas do MST, e termina com ideais antropofágicos que comem criancinhas. O MST tem problemas? Contradições? Sim, tem. Assim como todos os partidos de esquerda também tem. Portanto, por hora, estou indignada com o rumo que as coisas estão indo sobre esse assunto. Sobre esse e sobre tantos outros. Chegamos nos tempos em que até o Ministério Público virou expert em educação, não apenas interrompe processos educativos, como dá seu parecer técnico sobre o tema. Maravilha! Mais uma da “Guerra dos Mundos”, porém, os inimigos não são exatamente extraterrestres, mas sim, seres humanos a serviço do capital.

Continue lendo >>
<<

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO